19 de mar. de 2007

APRESENTAÇÃO

Meu nome é Marcelo Lessa, sou Engenheiro Eletricista formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), especializado em Engenharia Clínica e atualmente mestrando do curso de metrologia para a qualidade industrial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Como minha área de atuação é a área hospitalar, decidi conduzir meus trabalhos nesta área, principalmente tendo em vista o fato da cultura metrológica encontrar-se ainda bastante insipiente em relação às demais áreas. Ápós analisar inúmeras opções de tema para dissertação, decidi me dedicar à avaliação da situação metrológica dos esterilizadores, ou autoclaves, existentes nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde.
Com essa idéia em mente, estamos desenvolvendo um sistema de validação de autoclaves composto por Hardware e software, bem como toda uma metodologia adequada, partindo sempre das normas existentes, tanto no Brasil, como em outros países.
Esperamos com o resultado do estudo, apresentar dados que possam despertar a comunidade metrológica, bem como o pessoal da área de saúde para a necessidade de uma acompanhamento metrológico detalhado destes equipamentos fundamentais em qualquer Estabelecimento Assistencial de Saúde.
Ao longo deste trabalho, constatei a dificuldade de se obter material sobre o assunto em português e decidi criar este Blog com a finalidade de coletar, disponibilizar e trocar o máximo de informações possíveis sobre o assunto esterilização e, em particular, esterilização por vapor saturado sobre pressão. Na medida do possível, procurarei traduzir o material coletado e disponibilizá-los para consulta, comentários e debates.
Desde já agradeço a atenção de todos e coloco-me à disposição para dirimir quaisquer dúvidas que porventura estejam ao meu alcance, pois só assim serei forçado a pesquisar e me aprofundar nos estudos.
Saudações a todos,
Marcelo L. Lessa

Nenhum comentário: